ICOVI

ICOVI

A ICOVI - Infra-estruturas e Concessões da Covilhã , EEM é uma pessoa colectiva pública, constituída como empresa municipal, dotada de personalidade jurídica e autonomia administrativa, financeira e patrimonial, ficando sujeita à superintendência da Câmara Municipal da Covilhã. Dispõe de plena capacidade jurídica abrangendo a mesma todos os direitos e obrigações necessários à prossecução do seu objecto.


Missão, Política e Valores

A ICOVI - Infra-estruturas e Concessões da Covilhã, EEM tem, por delegação do Município da Covilhã, nos termos da deliberação respectivamente da Câmara Municipal e Assembleia Municipal de 16 de Janeiro e de 30 de Janeiro de 2009 e, nos termos do n.º 1 do artigo 17.º da Lei n.º 53 -F/2006, de 29 de Dezembro, o seguinte objecto:

a. A gestão, construção e conservação de infra-estruturas e concessões, na área do Município da Covilhã;

b. A gestão, construção, conservação e exploração dos serviços municipais do fornecimento de água em alta para consumo humano;

c. Promoção e gestão dos investimentos para aproveitamento energético e venda de energia eléctrica, produzida em centrais mini -hídricas, assim como, outros aproveitamentos de energias renováveis, designadamente de energia eólica e de energia fotovoltaica, de forma directa ou indirecta;

d. Acessoriamente, outras actividades complementares, nomeadamente a participação em outras empresas, designadamente na empresa Águas da Covilhã, EM., bem como outras actividades relacionadas, directa ou indirectamente com o abastecimento de água, energias renováveis e com o ambiente.

 

Breve história da Empresa

A constituição da ICOVI - EEM teve origem na reunião de Câmara de 14 de Março de 2008, aprovada pela Assembleia Municipal de 4 de Abril de 2008, sendo constituída formalmente (Conservatória do Registo Comercial) no dia 30 de Junho de 2008.

A data de início da sua actividade, com a designação pela Câmara Municipal do respectivo Conselho de Administração e do Fiscal Único é de 20 de Junho de 2008.

A empresa iniciou o seu funcionamento operacional em 1 de Março de 2009.

Em reunião de Câmara de 16 de Janeiro de 2009, houve uma alteração de Estatutos da empresa, a qual foi aprovada em Assembleia Municipal do dia 30 de Janeiro de 2009.

Os actuais Estatutos da ICOVI, EEM, foram publicados na II Série do Diário da República, n.º 221, de 13 de Novembro de 2009.